A viagem acabou, mas o trabalho não o blog vai continuar, vou seguir o grupo que vem da Carolina do Sul e reportar as atividades deles dentro do distrito, continuem ligados, mais coisas estão por vir.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Our first Vocational Day - Visiting Bridgestone' Aiken Site

Nas visitas profissionais, cada um dos membros do grupo é direcionado a um instituição / empresa na qual existam profissionais desempenhando a mesma atividade profissional de cada membro. Para a mnha felicidade, o meu pedido de conhecer o fábrica da Bridgestone em Aiken, SC foi atendido, e as expectativas, que já eram grandes, foram mais que superadas.
Fui recepcionado pelo Gerente de Engenharia e Manutenção, e também rotariano, Eng. Dennis Orwat, que me apresentou a sua equipe de trabalho e solicitou que respondessem as minhas perguntas ao longo do dia.
A visita tinha uma agenda muito bem arranjada. Comecei conhecendo as ações de proteção ao meio ambiente que vem sendo desenvolvidas no site, com o re-plantio de pinheiros (eles tem muitos pinheiros por aqui, que é a espécie que melhor se adapta ao solo arenoso), o sistema de captação de água da chuva para re-uso como água de processo, o parque ambiental onde os funcionários podem trazer as famílias para um churrasco com golfe (todos jogam golfe, pelo menos nesta região da Carolina do Sul).
Visita as obras da ampliação da fábrica da Bridgestone em Aiken. SC
Investimento de USD 1,2 bi para duplicar a capacidade de produção
Na sequencia visitamos as obras da ampliação da fábrica de Aiken, que será dedicada a produção de pneus para veículos off-road, principalmente para o segmento de agricultura e mineração. As obras estão em estágio inicial, com terraplanagem e conreto das fundações do novo mixer. A ampliação entrará em marcha em juhlo de 2013.
Após o almoço fomos à fábrica. Fiquei muito bem impressionado com a limpeza das linhas de produção, quando falamos de um processo que utiliza negro-de-fumo como uma das principais matérias primas. Existe um controle de vazamentos bastante rigoroso.
Curiosidades: você sabia que, um simples pneu de automóvel, convencional, possui 17 tipos diferentes de borracha na sua construção? Ou ainda, que 100% dos penus produzidos nos estados unidos são balanceados e inspecionados a mão?
Seguimos para a Engenharia de Manutenção, onde tive contato com o sistema de gerenciamento / planejamento da manutenção de rotina. A análise do sistema de gerenciamento de manutenção (SAP / ERP) também oportunizou excelente troca de experiências.

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